Join Engormix and be part of the largest agribusiness social network in the world.
PorkExpo 2008
September 30, 2008 to October 2, 2008
Curitiba - Parana - Brazil
Lectures
Speaker:
Dr. Joe D. Crenshaw
Dr. Joe D. Crenshaw
Joe Crenshaw
United States
Senior Director of Technical Services
Speaker:
Dr. Gerd Schatzmayr
Dr. Gerd Schatzmayr
Gerd Schatzmayr
Austria
Director
Speaker:
Dr. Pearse Lyons
Dr. Pearse Lyons
09:00hshs
9/30/2008
POrkExpo
IDENTIFICAÇÃO DE CIRCOVÍRUS SUÍNO TIPO 2 E PARVOVÍRUS EM FETOS SUÍNOS NATIMORTOS E MUMIFICADOS PROVENIENTES DE GRANJAS DO BRASIL
As falhas reprodutivas em suínos podem ser de origem infecciosa ou não. Entre os principais agentes infecciosos virais associados a estas falhas podem ser citados o parvovírus suíno (PVS), o vírus da doença de Aujeszky e o vírus da síndrome reprodutiva e respiratória dos suínos (4). Estudos recentes têm associado o circovírus suíno tipo 2 (PCV2) a perdas reprodutivas (11, 15, 18). O PCV2, membro da família Circoviridae, é um vírus pequeno, icosaédrico, não-envelopado, contém fita circular simples de DNA (16) e é amplamente disseminado na população de suínos em todo o mundo (1). O PCV2 tem sido associado a diversas enfermidades em suínos, sendo que, algumas destas foram reproduzidas de forma experimental: a síndrome da refugagem multissitêmica ou circovirose (3) e falhas reprodutivas, tais como aborto, retorno ao cio, mortalidade embrionária e fetal (8,12,15). O objetivo deste estudo foi investigar a presença do PCV2 e do PVS em fetos natimortos e mumificados provenientes de granjas de suínos de diferentes regiões do Brasil por meio da técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR).
See more
Speaker:
Rocha, D.L.*¹,²; Santos, J.L.²; Alberton, G.C.¹
Rocha, D.L.*¹,²; Santos, J.L.²; Alberton, G.C.¹
09:00hshs
9/30/2008
POrkExpo
09:00hshs
9/30/2008
PorkExpo
PREVALÊNCIA DE PNEUMONIA ENZOÓTICA SUÍNA, EM SUÍNOS ABATIDOS EM FRIGORÍFICO DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO PARANÁ
A Pneumonia Enzoótica é uma doença cosmopolita, crônica e contagiosa, caracterizada por broncopneumonia catarral, que clinicamente se manifesta por tosse seca, atraso no ganho de peso, alta morbidade, baixa mortalidade, e geralmente cursa com complicações broncopneumonares purulenta (1). É uma doença causada pelo Mycoplasma hyopneumoniae e apresenta elevados índices de incidências em granjas comerciais. As patologias respiratórias estão entre os problemas de maior relevância econômica na suinocultura moderna, e o suíno parece ser o único hospedeiro do Mycoplasma hyopneumoniae, sendo portanto, a fonte mais importante de infecção. Além disso, acomete animais de todas as idades e seus efeitos mórbidos se fazem principalmente durante as fases de crescimento e terminação. Nos últimos anos muitos autores têm reportado a presença de pneumonia enzoótica em suínos em diversos paises, em vários tipos de clima e condições de criação (2). Sendo assim, a identificação, caracterização e registros de estados patológicos de suínos em matadouro, constitui uma fonte de dados importante para o controle da condição sanitária dos rebanhos (3). Portanto, a presente pesquisa buscou determinar a prevalência de pneumonia enzoótica suína, no abate de 759.768 suínos em frigorífico sob regime de Serviço de Inspeção Federal, localizado na região Noroeste do Estado do Paraná - PR, no período de janeiro de 2004 a janeiro de 2008.
See more
Speaker:
Merlini, L.S.*¹; Merlini, N.B.²; Gomes, J.O.²
Merlini, L.S.*¹; Merlini, N.B.²; Gomes, J.O.²
Luiz Sérgio Merlini
Brasil
Médico Veterinário
09:00hshs
9/30/2008
PorkExpo
15:30 - 16:15hs
10/2/2008
Sala LANDRACE
Medicación a través del agua de bebida en porcicultura
Speaker:
Dr. José Severino Neto (Brasil)
Dr. José Severino Neto (Brasil)
15:30 - 16:15hs
10/2/2008
Sala LANDRACE